4 problemas da gestão pública que podem ser resolvidos com a ajuda da tecnologia

Estamos vivendo um momento muito complexo de nossas vidas pessoais e profissionais. Com a gestão pública municipal não é diferente, se não, ainda mais complicado.

Com as atividades da gestão pública paradas ou acontecendo de forma remota, sem a configuração que estamos acostumados a ver, muitas pessoas se sentem impedidas de solucionar problemas em repartições públicas.

Os funcionários públicos podem está compartilhando do mesmo sentimento, se sentindo barrados de exercer bem suas funções já que não estão acostumados a trabalhar da forma em que fomos expostos repentinamente.

Se você gestor, ou funcionário público, que está lendo este texto neste momento, ainda não conseguiu enxergar uma maneira de facilitar suas atividades profissionais e tornar os processos mais eficazes, esse conteúdo é ideal para você.

Confira agora 4 problemas da gestão pública que podem ser resolvidos com a ajuda da tecnologia

A tecnologia tem apresentado diversas vantagens a sociedade. A possibilidade de conexão à internet permite que estejamos conectados em qualquer ambiente e a popularização de dispositivos móveis concede a possibilidade de implantação de soluções que aperfeiçoam as atividades diárias e motivam a concentração de recursos e esforços.

Um dos desafios diários de funcionários públicos é a gestão de documentos.

Já é difícil gerenciar e controlar todas as movimentações de documentos que acontecem constantemente nas repartições, então imagine como deve está a rotina de quem precisa está lidando com essas movimentações de forma remota, como é o caso dos funcionários que passaram a trabalhar de casa.

gestão eletrônica de documentos

Um sistema de Gestão Eletrônica de Documentos permite de forma prática e eficiente a digitalização de diversos tipos de documentos, facilitando buscas futuras, bem como exportação para possíveis auditorias.

Através dele você pode ter acesso a qualquer documento arquivado em meio digital, de toda a sua gestão, o que vai facilitar o andamento das atividades.

O sistema de Gestão Eletrônica de Documentos oferece:

  • Opção de cadastramento de diversos tipos de documentos e chaves caracterizadoras
  • Facilidade na localização de documentos digitalizados
  • Possibilidade de exportação dos dados e documentos cadastrados para auditoria
  • Utilização de diversos modelos de scanner
  • Impressão de cópias digitalizadas

Para quem deseja tornar a movimentação de documentos mais prática e segura, essa pode ser uma ótima opção.

Outra solução já bem difundida atualmente é o sistema de transparência municipal.

A Lei de Transparência – Lei Complementar 131/2009 – determina que sejam disponíveis, em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”

Então é necessário que toda gestão municipal realize a disponibilização dos dados orçamentários da prefeitura. Agora imagine um sistema que possa realizar integração com seu sistema contábil e com seu sistema de gestão pessoal, permitindo a alimentação automática do seu portal de transparência, agilizando o processo de alimentação de dados. Imaginou? Pois é possível!

Existem sistemas de portais da transparência que permitem:

  • Adequação a solicitações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público Eleitoral (MPE),Ministério Público Federal (MPF) e Tribunal de Contas da União (TCU)
  • Exportação de arquivos para diversos formatos
  • Possibilidade de personalização e integração com sistemas de terceiros
  • Facilidade nas consultas
  • Possibilidade de envio de documentos personalizados (Leis, Planos de Cargo, etc.)

Outra solução eficiente, possibilitada graças a tecnologia, é o sistema de Gestão Contábil.

O sistema de Gestão Contábil controla de forma integrada e eficiente todas as etapas de planejamento, execução orçamentária, financeira e de gerenciamento contábil de uma administração pública em esfera municipal. O sistema foi pensado especialmente para contadores e técnicos em contabilidade e aperfeiçoa todo o seu processo administrativo.

Com um sistema de Gestão Contábil é possível:

  • Geração no padrão xbrl para Siconfi (RREO, RGF e DCA);
  • Geração de arquivos para Tribunal de Contas do Estado
  • Pode ser utilizado na plataforma “Nuvem”
  • Adequado à Dirf
  • Apuração de Percentuais da Educação, Saúde e Pessoal

Dessa forma, a gestão da contabilidade municipal ocorre de forma mais organizada, agilizada e descomplicada, permitindo a execução da atividade com excelência.

E para finalizarmos nossas dicas de hoje, temos o sistema de licitações.

O sistema de licitações permite a gerência de modalidades de licitações como: Pregão Presencial, Pregão Eletrônico, Registro de Preços, Adesão à ata de registro de preços, Concorrência, Tomada de Preços, Convite, Dispensa por Valor, Dispensa por Outros Motivos e Inexigibilidade;

O sistema ainda possibilita controle e emissão de capa do processo, solicitação, pesquisa de preços, minuta do contrato, 1º parecer da assessoria jurídica, comprovante de entrega do edital, declaração de elaboração independente de proposta, classificação para lances, quadro comparativo de preços, relatório gerencial do processo, contrato, ata do registro de preços, publicação registro de preços, proposta atualizada, ordem de fornecimento, ata do processo, entre diversos outros relatórios.

E ai? Conseguiu enxergar as possibilidades que a tecnologia pode te oferecer?

Esperamos que alguma delas se encaixe nas suas necessidades e possa te ajudar.

Até mais!

Sobre nós

A Elmar Tecnologia é uma empresa especializada em softwares de gestão pública, que atua há mais de 30 anos no mercado nordestino.

Conheça nossos softwares e entenda as vantagens de aplicá-los na sua gestão.