5 dicas para uma boa gestão educacional pública

A gestão escolar pública deve funcionar desde seu planejamento até tecnologia especializada na área.

A rotina pedagógica e administrativa costuma tomar muito tempo do gestor de uma escola. São projetos, ações, reuniões, documentos e atendimento para seguir e monitorar todos os dias. Infelizmente, não existe nenhum manual a seguir à risca para facilitar os trabalhos da gestão escolar. Porém, há maneiras de fazer as coisas acontecerem e funcionarem da melhor forma possível.

Por isso, confira agora 5 dicas para uma boa gestão educacional pública que podem facilitar no dia a dia de uma escola, como também manter o sistema burocrático em dia!

1. Planejamento antes tudo

É claro que o planejamento vai muito além dos eventos que irão acontecer no ano letivo. Ele envolve principalmente o Projeto Político Pedagógico (PPP), mas devemos lembrar que, nas escolas públicas, a burocracia pode trazer uma certa dificuldade. 

Para construir o PPP, primeiramente, estabeleça um plano de intenções para poder desenvolver por que e para que existe esse espaço educacional. Leve em consideração sempre os seguintes pontos:

  • Proposta curricular;
  • formação de professores
  • e gestão administrativa.

Com isso, você poderá organizar o sistema administrativo, monitorias e calendário com reuniões, datas de provas e eventos.

2. Cadastro e organização

Tenha sempre em ordem todos os dados e documentos da escola! Pois é crucial para uma boa gestão educacional pública. É através deles que será possível fazer a organização financeira, entender a infraestrutura, monitorar alunos, professores e funcionários, saber quais as necessidades da escola.

Sendo assim, você consegue levantar relatórios sobre a escola — melhor ainda se estiver tudo automatizado! Também poderá acompanhar a evolução, melhorias e problemas a serem solucionados. Sem falar que haverá facilidade e transparência para os futuros gestores na rede de ensino. 

3. Comunicação e relacionamento

Criar a comunicação entre equipes é a melhor forma de construir e fortalecer o relacionamento interno que poderá ser transmitido para o relacionamento com os pais e os alunos. Como um bom gestor escolar, é importante ouvir as reclamações, aceitar sugestões e envolver todos nos projetos de educação.

Atualmente, diante da pandemia da COVID-19, o relacionamento torna-se muito mais desafiador. Mesmo assim, a tecnologia pode trazer facilidades quando bem estudada. Pesquise formas diferentes de fazer reuniões de pais, como envolver os professores e engajar os alunos.

4. Atualize-se sobre gestão educacional

A pesquisa por novos modelos de gestão educacional diante da crise pandêmica no Brasil são a chave para o ensino público!

Faça cursos diferentes sobre gestão e educação. Como também informe-se de que maneira outras escolas estão agindo, até mesmo no exterior, e estude como adaptar essas ideias na sua escola.

5. Use a tecnologia a seu favor

Concluindo, em todos os momentos a tecnologia pode ser uma grande aliada no processo de gestão educacional pública. Saber usá-la e quais medidas adotar serão um diferencial para melhorar o sistema da escola. Melhor ainda é poder contar com um software já pensado na administração de dados do meio público, como o E-GeD (Gestão Eletrônica de Documentos).Se você quer ficar sempre atualizado com as novidades e soluções tecnológicas para o sistema público, siga a Elmar Tecnologia nas redes sociais! Confira aqui nossas páginas no Instagram, Facebook e LinkedIn.