A importância da cultura do feedback na gestão pública e como implementar

Dentro de organizações privadas, a cultura do feedback já é muito difundida. Isso acontece porque essas empresas estão acostumadas à pressão do mercado, e precisam se desenvolver constantemente a fim de não perderem espaço. O que poucos gestores públicos têm em mente é que a busca por melhores resultados também é importante na administração pública, e que a cultura do feedback é um ingrediente fundamental nessa melhora.
Fique conosco que vamos explicar o que é cultura do feedback e como ela pode ser útil na gestão pública.

O que é feedback?

O feedback é uma conversa com o intuito de avaliar a postura, os resultados, os pontos positivos e negativos a respeito de um funcionário, de uma equipe, de uma gestão ou de uma empresa. 

Através do feedback, as pessoas podem enxergar pontos em que precisam se aprimorar, e até mesmo descobrirem capacidades e qualidades que nem sabiam que tinham. E é aí que reside a importância do feedback: é somente dessa maneira que indivíduos e times podem desenvolver seus potenciais e ir do ponto A ao ponto B.

De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma Feedz, 94% dos colaboradores trabalham melhor após receberem feedbacks.

Quais os pontos positivos de adotar uma cultura de feedback? 

Engajar as pessoas 

É ruim para qualquer pessoa sentir que seu trabalho não é visto, que suas qualidades não são admiradas, e não saber se está tomando as atitudes certas ou erradas diante de determinadas situações. Em muitos lugares, pessoas  começam motivadas em seus trabalhos, mas com o tempo se desestimulam por não se sentirem respeitados enquanto indivíduos e profissionais. 

Um bom feedback pode trazer esses profissionais de volta a um estado de espírito motivado e interessado.

Ressaltar as características boas dos profissionais 

Como citamos anteriormente, muitos profissionais têm qualidades e talentos excelentes e nem ao menos sabem disso, ou têm muito potencial que acaba sendo desperdiçado por falta de foco e estímulo.

Um feedback positivo pode elevar a auto estima desses profissionais, fazendo com que se mantenham gerando bons resultados,

Melhorar o que não está satisfatório

Outra função do feedback é melhorar aquilo que não está bom. Seja um comportamento inadequado ou um resultado ruim, uma conversa franca e honesta pode beneficiar todas as partes envolvidas que desejam sair da situação negativa.

Dessa forma, é possível identificar quais são os problemas e traçar maneiras de resolvê-los.

É importante que esse feedback não seja agressivo nem humilhante, como falaremos mais adiante.

Aprimorar o ambiente de trabalho

Uma comunicação assertiva, sincera e respeitosa, pode desenvolver o local de trabalho, evitando fofocas e hostilidade.

Isso é importante porque um ambiente de trabalho hostil afeta a saúde mental e o desempenho dos funcionários.

Economizar tempo e evitar retrabalho

O resultado de um ambiente com cultura de feedback é que as pessoas se sentem mais inclinadas a respeitarem umas às outras e resolverem as situações através de um diálogo eficiente.

Quando as pessoas sabem precisamente o que precisa ser feito, quais as melhores estratégias, o que está dando certo e o que não está, a tendência é que haja menos retrabalho e perda de tempo com situações improdutivas.

Feedback na gestão pública

Muito se engana quem acredita que feedbacks na gestão pública não são necessários, devido a natureza da estabilidade do servidor público. A estabilidade do servidor é um direito constitucional e de muita importância. Mas isso não significa que os indivíduos desejam ou mereçam cumprir suas funções sem dialogar sobre possíveis melhorias, sobre o que precisam do seus ambientes de trabalho e o que podem e devem oferecer em troca.

Além disso, o Setor Público é formado por instituições que são primordiais para o sucesso do país, o que significa que todos os envolvidos em seus processos precisam estar alinhados, visando o progresso e o dinamismo do serviço público.

Como implementar uma boa cultura de feedback 

Gestores também precisam receber feedback

Esse é o primeiro passo para uma cultura de feedback de sucesso. Um gestor deve estimular sua equipe a fornecer feedback sobre sua liderança. Um bom líder se torna o espelho de sua equipe: se ele souber receber o feedback de forma humilde e construtiva, o restante da equipe também o fará.

O funcionário deve sair da conversa se sentindo melhor do que quando entrou

Independente se o feedback foi elogioso ou se foi sobre aspectos a serem melhorados, um bom gestor sabe canalizar a energia de maneira que quem está ouvindo o feedback saia com a sensação de que pode ser mais e fazer mais. Dessa forma, o indivíduo se sente mais motivado a atingir bons resultados.

Forneça feedback de maneira adequada

O feedback deve ser respeitoso. Nada de humilhar, infantilizar e diminuir sua equipe! É importante ter em mente que todos os membros de uma equipe são adultos responsáveis, com suas potencialidades e seus desafios, e um bom líder busca estudar e se desenvolver de modo a despertar o melhor desses indivíduos.

Feedbacks devem ser feitos individualmente, a menos que eles sejam direcionados à equipe como um todo.

E aí, gestor: gostou de saber um pouco mais sobre a cultura de feedback no Setor Público?

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