Como agilizar e melhorar o gerenciamento contábil de prefeituras

Podemos dizer que uma das dificuldades do contador público, no gerenciamento contábil de prefeituras, é administrar bem os recursos que podem vir de diferentes fontes de arrecadação. Fazer o envio da prestação de contas para os tribunais e órgãos reguladores é uma obrigação das prefeituras e também uma tarefa árdua ara o contador, que precisa de bastante organização e agilidade. E ter a possibilidade de contar com um programa ágil e que vai facilitar esse trabalho é de fundamental importância ao contador público.

Gestão Contábil
Sistemas de gerenciamento contábil

Quando esse trabalho é feito erroneamente, pode resultar na perda de recursos estaduais e até mesmo federais que vão atrapalhar o desenvolvimento de projetos importantes para a população.

A tecnologia hoje em dia é uma grande aliada das empresas para um melhor gerenciamento de suas tarefas, assim como o beneficio de contar com soluções corporativas que vá facilitar todo os processos administrativos. Um sistema que controla de forma integrada e eficiente todas as etapas do planejamento da gestão pública em geral é de grande valor para um melhor controle orçamentário, entre outros benefícios.

Ao utilizar um sistema de Gestão Contábil também será possível controlar integradamente a execução orçamentária, financeira e o gerenciamento contábil de uma gestão pública, em esfera municipal. O sistema é ideal para o contador público e para um melhor gerenciamento contábil, que ajudará a aperfeiçoar todo o seu processo administrativo.

O sistema encontra-se em conformidade a legislação vigente, assim como as exigências dos Tribunais de Contas Estaduais (compatível com seus sistemas de acompanhamento de gestão). O sistema também possibilita o controle patrimonial e financeiro, através de diversos relatórios, tornando-se uma ferramenta de apoio para tomada de decisões, especialmente no que diz respeito ao atendimento dos percentuais de saúde, educação e pessoal.

Benefícios de um sistema de gerenciamento contábil

Controle da informação

Pelo fato de diversas prefeituras e órgãos públicos não contarem com um sistema de software (programa de computador) ou uma solução corporativa, fica difícil administrar as diferentes fontes de arrecadação.

Dessa forma, as informações ficam espalhadas e dificultam a gestão de várias informações ao mesmo tempo.

Gestão de informações - Elmar Tecnologia
Informações armazenadas em arquivos físicos dificultam a gestão de dados e informações

Com um sistema de Gestão Contábil, a contabilidade pública municipal dessa forma ficará integrada e será mais fácil visualizar as informações em diferentes formatos, facilitando o acompanhamento das fontes de arrecadação.

Melhor administração da verba arrecadada

Muitas verbas que são arrecadadas na verdade são aplicadas em outra situação, para que não ocorra nenhum problema naquela situação x. Na contabilidade pública, é notória a transferência do dinheiro que é recebido pelo Estado sendo transferido para outro setor. Dessa forma cria-se um sistema desorganizado e com grandes chances de que as contas sejam rejeitadas. Com o sistema Gestão Contábil vai ser possível controlar melhor o gerenciamento contábil na sua gestão pública municipal.

Integração entre diferentes setores

Na gestão pública diversos setores trabalham individualmente e não se sabe o que ocorre dentro de cada setor, devido à falta de comunicação. Fazendo a utilização de um sistema que interaja com diversos setores, a gestão melhora consideravelmente a comunicação entre eles, de modo que todos vão saber o que está sendo realizado na contabilidade pública e qual o valor está sendo recebido através das fontes de arrecadação. O dinheiro poderá ser melhor trabalhado porque todos vão saber o orçamento previsto para cada área, ao utilizar um sistema que tenha todas as informações integradas.

Avanço na contabilidade pública

Não podemos negar os avanços dos últimos anos relacionados à contabilidade pública. E também aos avanços tecnológicos. Estes avanços que trazem benefícios para todos os envolvidos. Com todas essas melhorias, os contadores públicos têm uma nova função, que é produzir informações mais inteligentes para a sociedade e também para os gestores públicos.

Ao utilizar soluções corporativas, a gestão pública se tornará muito mais fácil, ágil e eficaz. Melhor ainda ao optar por um sistema que trabalhará a contabilidade municipal integradamente com uma base de dados que sendo única, todos os setores envolvidos terão acesso as informações.

Assim, erros relacionados à falta de informação não será mais um problema. O sistema vai agilizar e melhorar o gerenciamento contábil de prefeituras de modo que vai ajudar na preparação dos seus planos anuais, diretrizes semanais, planos de governos e muitos outros.

Esperamos que tenha ajudado. Até a próxima!

Quer saber mais sobre o sistema de Gestão Contábil? Acesse o link Elmar Tecnologia – Gestão Contábil.

Ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em ajuda-lo:

Fone: (83) 3244-2046

suporte@elmarinformatica.com.br

Instagram: @elmartecnologia