Como sistemas de licitação ajudam a ganhar eficiência

Existem diversas maneiras para fazer com que uma empresa aumente a sua produtividade. Combinar trabalho com tecnologia, sem dúvida, é uma das opções para fazer com que os funcionários possam produzir mais e de certa forma, poupar recursos financeiros. Ao utilizar um sistema de licitação, você e sua equipe otimizarão as tarefas, agilizarão os processos e consequentemente, baixariam os custos governamentais. Com isso aumenta a transparência nos processos e quem sai ganhando são os cidadãos.

Como um sistema de licitação pode ajudar na minha gestão pública e aumentar a produtividade da minha equipe? Simples. O sistema de licitação é um software, programa de computador, que irá automatizar os processos da sua administração, fazendo com que as informações se centralizem, e as atividades diárias sejam realizadas de forma mais dinâmica e objetiva, facilitando a tomada de decisão. Esse sistema trabalha como um facilitador para o andamento do trabalho que está sendo realizado, auxiliando a gestão pública no controle de licitação, nos processos licitatórios.

O sistema de licitação gerencia os processos licitatórios. Um de seus objetivos é fornecer bens ou serviços para o setor público e dessa forma diminuir as práticas de compras ilegais. Ao utilizar um sistema de licitação, a produtividade da equipe melhora devido à economia no tempo de busca aos editais, por exemplo. Assim, só é preciso focar nas melhores oportunidades. Diminuindo também o custo com mão de obra.

Como funcionam os sistemas de licitação?

O sistema de licitação controla de forma integrada e eficiente todas as etapas do processamento licitatório. Apresenta um quadro comparativo e de pesquisa de preços e assim facilita a formação dos mesmos.

Dessa forma garante uma maior eficácia nas etapas do processo licitatório e melhora os resultados das compras e vendas.

O sistema permite criar diversos relatórios gerenciais e de controle e também permite ao usuário criar um padrão de edital para cada modalidade de licitação. Permite elaborar modelos de planilhas e de propostas, evitando a perda de tempo com a digitação das mesmas.

Algumas funcionalidades do nosso sistema de licitação:

  • Permite realizar processo licitatório com subcontratação, cota ou destinado exclusivamente à participação de microempresas e empresas de pequeno porte;
  • Importação de itens, propostas e pesquisas de planilhas do Excel;
  • Contempla Pregão Presencial, Registro de Preços, Concorrência, dentre outras;
  • Julgamento automático das propostas e lances e considerando a preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte previstas na Lei Complementar 123;
  • Os relatórios são gerados no Word, permitindo alterações;
  • A Ata é gerada de forma automática, com pouca digitação do usuário;
  • Publicações em conformidade com resolução nº 03 do TCE-PE;
  • Exportações para o LICON-PE, SIAI-RN;
E-licitação

Benefícios dos sistemas de licitação

Utilizar um sistema de licitação ajuda no controle dos processos de licitação da gestão pública de diversas maneiras, pois faz com que os processos burocráticos que são mais difíceis de solucionar, se tornem mais rápidos e lucrativos.

A utilização de um sistema de licitação beneficia os setores da Administração pública, empresas privadas e os cidadãos.

Em relação à Administração Pública, aumenta a competição e a participação de empresas especializadas, na colaboração com a gestão. As empresas privadas terão a oportunidade de visualizar as licitações em aberto e assim aumentar o seu faturamento, tornando possível vender para a alta administração. E por último os cidadãos. Eles poderão fiscalizar mais de perto sobre as ações do governo em questão e se beneficiar com a prestação de serviço que é feita pelo setor público.

Agora vamos falar sobre os benefícios específicos gerados pela utilização dos sistemas de licitação para o aumento de produtividade da sua gestão. Veja abaixo!

Aprimoramento da tomada de decisão

Ao pensar em tomar uma decisão, o gestor tem que pensar em diversos fatores. Ele precisa verificar como está o andamento do trabalho de todas as equipes, de forma que a sua decisão não prejudique nenhuma delas. Mas imagina fazer a análise dos setores um a um? Quanto tempo você acha que isso levaria?

Isso poderia levar meses, pois é preciso fazer o levantamento financeiro dos setores, reuniões com os gestores e outras coisas. O gestor precisa de diversas informações disponíveis em sua mão para que a tomada de decisão seja realizada conscientemente.

Mas, ao fazer a utilização de um sistema de licitação você terá todo o controle dos dados em suas mãos. No sistema estarão todas as informações que você vai precisar. A facilidade de ter acesso a todos os dados da empresa em um só lugar não vai fazer com que você perca mais tempo buscando informações separadamente e agilizar o processo.

Essa é a finalidade do sistema de licitação. O sistema integra os diversos setores de uma empresa, junta as informações de cada setor e permite aos interessados fazer uma consulta profunda as informações que serão necessárias em sua tomada de decisão. Vai aumentar a produtividade de todos e tornará um processo que seria demorado, muito mais prático e rápido.

Eliminação de erros e repetições

Automatização dos processos. Antigamente e ainda hoje, na administração pública, muitos funcionários ainda fazem a utilização de planilhas para preenchimento de formulários. Uma tarefa demorada que diminui a produtividade do funcionário e não é das mais interessantes coisas a se fazer.

Já ao optar por um sistema de licitação os processos passarão a ser automatizados. Todas as informações referentes ao processo estarão disponibilizadas na plataforma e os interessados terão total acesso as essas informações. Como, por exemplo, saber os valores de uma compra ou venda que foi finalizada e o tempo que foi gasto na transação.

Um dos benefícios em relação a não utilização de antigas ferramentas como o uso de planilhas, os erros simples cometidos por nós, humanos, serão eliminados. Muitas vezes localizar nessas planilhas onde está o erro já se torna mais um problema e aí se vai o tempo que poderia ser gasto realmente realizando um trabalho.

O controle de licitação será facilitado ao ser inserido no sistema porque ele eliminará os erros bobos e assim serão evitados dores de cabeça tentando procura-los.

O que achou? Ainda tem alguma dúvida sobre sistema de licitação? Para mais informações consulte-nos e saiba mais sobre os benefícios que o nosso sistema de licitação pode fazer para aumentar a produtividade do seu trabalho.