OS BENEFÍCIOS DE UM SISTEMA DE CONTROLE E EXIBIÇÃO DE DADOS PARA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA

Nas últimas décadas, vem surgindo uma mudança no paradigma entre governos e cidadãos.

Se por um lado a legislação federal está mais ríspida em relação à disponibilidade de informações públicas para sociedade, em contrapartida, a implementação de novas tecnologias informacionais, permite que o cidadão tenha acesso direto e facilitado em relação à requisição destes dados.

O que, por sua vez, incentiva o controle social em aspectos de caráter público.

Embora a disponibilidade de dados e informações ocorram em quase todas as esferas do estado, é nos municípios que ela adquire uma importância especial. Afinal, é este o local onde o cidadão está mais próximo do poder público municipal.

Com base na promulgação da Lei Complementar nº 131/2009 (Lei da Transparência), a infinidade de sistemas de controle e exibição de dados disponíveis na gestão pública municipal, tem sido amplamente reconhecido em escala local, o que permite flexibilidade no compartilhamento de informações com toda a sociedade.

Portanto, a seguir, você confere mais detalhes sobre os benefícios de um sistema de controle e exibição de dados para transferência pública, mas antes, vamos conhecer um pouco sobre a importância dos portais da transparência.

Boa leitura!

A importância dos Portais da Transparência em relação à Lei da Transparência

Com as regulações impostas pela Lei da Transparência, se tornou indispensável o desenvolvimento de ambientes virtuais dos quais pudessem ser disponibilizados dados e informações requeridas por lei.

Ainda que não exista uma norma clara em relação a sua implementação, este modelo de tecnologia se popularizou permitindo que todos os dados fossem encontrados em apenas um local.

Assim, um Portal da Transparência tem sido considerado um recurso indispensável para exibição de dados na gestão pública, o que representa um dos principais canais de caráter informacional para a população.

Um sistema de controle também é responsável pela disseminação de conteúdo informativo.

Sejam os dados relacionados às receitas e despesas orçamentárias do município, assim como, um meio pelo qual é possível gerar dados sobre funcionalismos públicos – tais como serviços, imóveis públicos, entre outras importantes informações ligadas à administração municipal.

Afinal, como um sistema de controle e exibição de dados pode ser benéfico?

A crescente alta da transparência na gestão pública municipal e adoção de sistemas de controle e exibição de dados eficientes, não é apenas importante para a sustentabilidade da Lei Complementar, como também benefícios para o município e todos os seus colaboradores.

Entre os principais, está:

  • Integração social: a disponibilização de dados facilita o acesso a informações da população – que por sua vez, se sentem mais incluídos à gestão municipal;
  • Geração de conhecimento: através de dados acessíveis a qualquer indivíduo, torna-se uma tarefa mais prática utilizá-los para o desenvolvimento de pesquisas, análises e estudos, o que gera mais informações ao município e uma gestão municipal qualitativa;
  • Eficiência e eficácia dos serviços: quando se há uma infinidade de dados em mãos, podemos considerar uma gestão pública mais eficiente, pois será possível investir em aprimoramento de serviços e políticas públicas adequadas à realidade local;
  • Combate à corrupção: a publicização de dados permite o levantamento recorrente das iniciativas da gestão municipal.

Portal da Transparência: como escolher?

Ainda que pareça uma tarefa desafiadora, escolher um sistema de controle e exibição de dados alinhado à realidade do local, assim como as suas necessidades, é uma tarefa relativamente simples.

O mais indicado é buscar informações no Escala Brasil Transparente, um modelo de medição pública sobre a transparência de estados e municípios brasileiros.

O serviço analisa as regiões do país e emite uma “notificação” para cada Portal da Transparência Municipal e Estadual.

De acordo com a avaliação realizada, do total de cidades do estado da Paraíba que estão no topo dos melhores portais do estado, 80% delas utilizam o sistema de controle E-transparência da Elmar Tecnologia.

O Portal da Transparência Elmar é o único sistema que oferece uma infinidade de recursos para o controle e exibição de dados para transparência pública da sua entidade.

Entre os principais benefícios e diferenciais, está o gerenciamento de forma prática e integrado com o sistema de Gestão Contábil e Gestão Pessoal.

Além disso, é importante salientar que este programa está adequado a todos os órgãos fiscalizadores e de regulação.

Por isso, não perca tempo, adquira todos os benefícios de um sistema de controle e exibição de dados eficiente, seguro, e, acima de tudo, capaz de atender a todas as necessidades do seu município.

Entre em contato e converse com um de nossos consultores. Estamos disponíveis para melhor atendê-lo!