Transparência e gestão em tempos de covid-19

Gestores públicos têm enfrentado problemas com a falta de transparência dos dados em relação ao novo coronavírus.

A transparência sempre foi um dos princípios da gestão pública e se tornou norma legal em 2009, com a aprovação da lei complementar de nº 131. No entanto, até hoje alguns órgãos  públicos não conseguiram se adequar a legislação, causando constrangimentos aos gestores e virando manchete em portais de notícia sobre a centralização de dados. 

Este é um problema que pode dar dor de cabeça para qualquer órgão de gestão pública, como vimos recentemente em relação aos dados da Covid-19. Mas também é algo completamente evitável de forma simples e assertiva: contratando um software de Portal da Transparência integrado ao banco de dados da prefeitura, governo ou qualquer outro órgão público. Desta forma, você não tem o trabalho de coletar, cruzar e gerenciar dados manualmente. O melhor disso tudo: os dados estarão disponíveis a qualquer hora para os cidadãos comuns ou as categorias profissionais, como jornalistas.

E se você ainda não sabe, o módulo Portal da Transparência é uma das soluções da Elmar Tecnologia, empregava em diversos órgãos públicos da Paraíba e Pernambuco. Confira também esta solução: